segunda-feira, 29 de outubro de 2007

JESUS TEVE IRMÃOS?

Segundo a Bíblia, Jesus teve quatro irmãos (Tiago, José, Simão e Judas) e também algumas irmãs, conforme podemos depreender através do estudo em Mateus 12:46-50; 13:55-56; João 2:12; 7:3-10; Atos 1:14; 1 Coríntios 9:5; e Gálatas 1:19. Acontece que diante do mito de que Maria foi uma virgem perpétua, imagem esta criada e difundida pela gloriosa igreja de Roma, foi inventada a teoria que estes "irmãos" de Jesus são, de fato, apenas primos. Esta explicação é conveniente, mas contrária à evidência. A palavra "irmão", que pode ser contabilizada 346 vezes no Novo Testamento, nunca significou "primo". Havia uma palavra específica para primo, usada em Colossenses 4:10, mas não é a que foi usada nos textos acima. É verdade que a palavra "irmão" é usada para a irmandade espiritual, mas todas as vezes que "irmão" é usada no Novo Testamento para uma relação de família física, ela simplesmente significa, de fato, irmão. Até porque, naquela época, o povo (hebreu) não fazia bem ideia dessa irmandade Divinal! Se irmão significasse primo, em Lucas 8:19-21, Jesus estaria dizendo que sua mãe e seus "primos" eram aqueles que ouvem a palavra e a cumprem.
Toda esta controvérsia é reflexo de uma tendência a dar a Maria uma honra indevida. Muitos pensam que Maria tinha e ainda tem uma influência especial sobre Jesus e que ela pode ser uma mediadora entre nós e Jesus. Mas veja quantas vezes, na Bíblia, Jesus mostrou que Maria não tinha uma capacidade especial para persuadi-lo.
1. Quando foi dito a Jesus que sua mãe e irmãos o estavam procurando, ele respondeu que considerava como sua mãe e irmãos verdadeiros aqueles que o obedecem (Mateus 12:46-50; Marcos 3:31-35; Lucas 8:19-21).

2. Quando a mãe de Jesus sugeriu que a falta de vinho na festa de casamento seria uma boa hora para declarar-se o Messias, ele recusou sua sugestão dizendo: "Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora" (João 2:4). 3.

Quando uma mulher na multidão disse a Jesus: "Bem-aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram", Jesus respondeu: "Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam". Paulo concluiu em ITimóteo 2:5 que há "um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus".
Maria parece ter sido uma mulher boa, uma discípula fiel (Atos 1:4). Mas não tem nenhum poder especial para persuadir Jesus e não foi uma virgem perpétua (Note também Mateus 1:25; Lucas 2:7). Jesus foi criado em uma família com mãe, irmãos e irmãs (Marcos 6:3), sem privilégio algum.

Para finalizar, a "gloriosa" igreja de Roma, no intúito de buscar mais adeptos, cria a tão conhecida prece "Ave Maria", e diz diz ser, a Santa, (pasmem), mãe de Deus, que por consequência, passou a ser, evidentemente, nossa mãe!

Espiritas! Amai-vos, esse o primeiro mandamento; e instruí-vos, eis o segundo...

Nenhum comentário: