quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Reunião Pública/Passes - 25 set., sábado, 14 horas.


PEQUENOS ESFORÇOS - "Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? Sim, e, freqüentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!” (questão 909 de "O Livro dos Espíritos", a obra basilar do Espiritismo).
Como é verdadeiro o texto aqui reproduzido!
Com efeito, salvo raras e honrosas exceções, falta-nos a vontade. A vontade que aqui pode ser entendida como a disposição, combinada com a disciplina, com a firme determinação. Os esforços serão pequenos, insignificantes mesmo. Por exemplo, se ainda temos a tendência de falar mal dos outros, tratemos de eliminar a maledicência de nossas vidas, conscientizando-nos de que este comportamento, além de reprochável, em nada auxilia; procuremos enxergar e enfatizar o lado positivo, as qualidades dos outros, com o que, com esse pequeno esforço de impor silêncio sobre esta nossa má inclinação, estaremos, pela continuada repetição, criando novo e salutar hábito, em nosso próprio favor e também em favor dos outros, alterando, para melhor, a nossa educação. Afinal, como bem o definiu Allan Kardec, o ínclito Codificador da Doutrina Espírita, "A educação é o conjunto dos hábitos adquiridos" (encontrável na nota lançada depois da resposta à pergunta 685 de "O Livro dos Espíritos").
E assim, nosso confrade J. RIVERA continuará esse empolgante tema, durante sua exposição doutrinária. Se voce quer conhecer mais sobre o assunto, venha participar. Muita paz!

Nenhum comentário: