sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Reunião Pública/Passes - sábado, 02 out., 18 horas.


VIOLÊNCIA; TORMENTO DA ALMA - Neste sábado estaremos recebendo a vista de nosso confrade PAULO ROBERTO, do CEIJ da cidade de Santos, para discorrer sobre esse assunto tão grave, considerando que a onda de violência que assola o país tem merecido debates e análises diversas.
Como todos de lembram uma reação contra o nível de insegurança deu-se quando uma organização criminosa orquestrou a maior rebelião penitenciária do país, atingindo simultaneamente cerca de 15 delas em diversas cidades. Necessário investir em segurança pública e na construção de novos presídios, verdadeiros barris de pólvora por motivos de todos já conhecidos.
Das causas mais comuns listadas pelos especialistas temos: pobreza e desigualdades sociais, corrupção na polícia causada por impunidade e má remuneração, falta de verbas e recursos tecnológicos no trabalho repressivo, descompassos metodológicos e burocráticos entre as atuações das polícias Civil e Militar e no Judiciário, leis excessivamente brandas ou mal aplicadas, etc.Para o sociólogo americano John Laub, muitos abandonam a criminalidade motivados por uma ligação afetiva ou pela identificação com o trabalho.
Relaciona ainda a educação e a religião. O casamento é o mais importante enquanto as pesquisas no terreno da influência da religião não seriam conclusivas. "À primeira vista, as pessoas religiosas são menos propensas ao crime, mas como as crianças ligadas à religião são as mesmas que têm uma relação mais próxima com a família, já não se sabe qual dos dois fatores é o determinante." O resultado da atuação das religiões tradicionais ocidentais é secundário e conseqüente à boa estruturação familiar.
Mas vamos ver que mais tem nosso companheiro para nmos elucidar à luz da Doutrina Espírita. Não percam! Muita paz!

Nenhum comentário: