sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reunião Pública/Passes - sábado, 21 maio.,18 horas.


QUEBRA DE PARADIGMAS - "(...) o que é, exatamente por ser tal como é, não vai ficar tal como está". Brecht.

Em sua notável obra "Estrutura das Revoluções", Thomas Kuhn diz que o desenvolvimento do pensamento científico não se dá por acumulação de conhecimento, mas por transformação radical dos conceitos vigentes, fenômeno a que os entendidos chamam de "quebra de paradigma".

O saber, o conhecimento, não têm limites... É por isso que em filosofia as respostas estão sempre gerando novas perguntas e, consequentemente estabelecendo novos paradigmas, ampliando e abrindo o leque tanto da Ciência pura quando do conhecimento pelo conhecimento.

Como exemplo clássico disso temos na psicologia, principalmente com Jung e Adler, discípulos dissidentes de Freud, o mestre vienense, eles próprios, dois grandes mestres que tiveram a coragem de discordar dos aspectos estruturais do corpo da psicanálise, ampliando as observações clínicas que propiciaram uma maior eficiência no tratamento de variadas psicopatologias. Portanto, eles se inserem no conjunto de nomes que deram origem à construção de novos paradigmas no campo da psicologia.

É preciso coragem para implodir um paradigma assentado, cimentado pelos interesses e preconceitos vigentes e substituí-lo por um novo, mais eficiente e completo. Não é fácil quebrar as estruturas do "status quo".

Assim, nosso companheiro PARAGUASSÚ NUNES, irá trazer-nos esclarecimentos importantes sobre essa grave questão. Não deixem de participar. Até lá e muita paz!

Nenhum comentário: