sexta-feira, 19 de junho de 2015

Reunião Pública/Passes - sábado, 20 Jun, 18 horas.


A RETRIBUIÇÃO - Hoje em meu culto do Evangelho, ao ler mensagem “A retribuição” (Fonte Viva, Chico/Emmanuel), levei um susto. Se eu estivesse na alfabetização, a professora diria que foi um estalo (a gente chama isso para o exato momento em que a criança olha para o quadro, para a folha e consegue, ao juntar as letras, ler a primeira palavra), ouso dizer, um estalo paradoxal.
A pergunta inicial era: “Pedro disse-lhe: e nós que deixamos tudo e te seguimos, que receberemos?” (Mt. 19:27) Acredito que não foi Pedro e nem eu a única mortal sobre essa planetinha azul que muitas vezes se pegou e pega esperando a retribuição divina ou humana. Penso ser ainda da condição humana, ou melhor, dizendo, do nível evolutivo em que nos encontramos. Pois bem, Emmanuel, como sempre usando a natureza para explicar, mostrou explicações extremamente paradoxais que seriam mais ou menos assim: “a retribuição de seu esforço em amar, evoluir, ser feliz é o servir, enxergar o outro”. Muita calma nessa hora! E eu?
No Evangelho encontramos: “No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento”. Bom, podemos olhar ao nosso redor e observar... Existem pessoas, parece que muito mais agora, as hedonistas, que transitam entre o instinto e as sensações, e dá-lhes mais sensações. Possuem ou lutam por possuir bens, pessoas, status, poder. Para essas pessoas nada é suficiente. Em seu egoísmo e orgulho jamais assumirão publicamente que têm um imenso buraco negro em seu ser; falta algo e isso as impulsiona a querer cada vez mais ir à busca das mesmas sensações que a materialidade supre momentaneamente. É como droga, sexo, bebida, comida, jogo, poder e todos os vícios de caráter. Matamos e morremos por eles, mas o buraco fica ali denunciando que falta algo...
Com essa linha de pensamento, nossa companheira EUNICE DE PAULA estará, nesta data, discorrendo mais esclarecimentos à luz da doutrina dos Espíritos. Não deixem de participar. Até lá e muita paz!

Nenhum comentário: