
Não é por acaso que hoje muitos estudiosos, ligados principalmente à Educação, à Psicologia e à Psicopedagogia, têm desenvolvido estudos para mostrar que aprender é possível, para todo ser humano.
O próprio slogan apresentado no título foi criado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, um campo de estudo dedicado à aprendizagem, bem como aos problemas de aprendizagem, que vem se fortalecendo nos últimos anos.
Tais estudos têm mostrado que para se aprender faz-se necessário pelo menos dois sujeitos: o que ensina e o aprende, e um vínculo que se estabelece entre os dois. Mesmo quando aprendemos sozinhos, através de um livro, por exemplo, o que ensina se faz presente justamente pela sua obra.
Ao aprender, colocamos em jogo: nosso organismo individual herdado (que seria as condições materiais, orgânicas para tal aprendizado); nossa história, formada a partir das experiências até então vividas; nossa inteligência construída por nós mesmos, nas relações sociais mantidas com outras pessoas; e o desejo, relacionado à vida afetiva e a vida das significações (Alicia Fernández, 1990).
Nossa companheira Nadir, do CEIJ da Santos, estará, neste sábado, justamente nos trazendo esclarecimentos sobre o tema! Até lá e muita paz para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário