terça-feira, 8 de setembro de 2009

Reunião Pública/Passes, 09 Set., 4ª feira, 14 horas.

PRINCÍPIOS ESPÍRITAS - "Toda teoria em manifesta contradição com o bom senso, com uma lógica rigorosa e com os dados positivos já adquiridos, deve ser rejeitada(...)." Alan Kardec (OSE, introdução, II parte).
A Doutrina Espírita está baseada em princípios, não em dogmas. Dogma é "princípio de fé indiscutível de doutrina religiosa e, p. ex., de qualquer doutrina ou sistema "(LUFT, minidicionário Luft, Ática.)
Os princípios ("regras e preceitos" (LUFT, minidicionário Luft, Ática.)) do Espiritismo são corroborados pela razão, pois nada deve ser aceito sem ter passado por discussões e questionamentos, sem ter passado por esse "crivo". O espírita, somente assim se considera, após longos estudos, comparações, análises, exames dos postulados espíritas, aceitando-os, pois estes não ferem a inteligência e não entram em contradição com o raciocínio lógico.
Allan Kardec rejeitou inúmeras mensagens, várias teorias e um contingente muito grande de sistemas filosóficos enviados pelos espíritos por serem incoerentes com o bom senso e com o que já havia sido provado impossível. A necessária separação "do joio do trigo" demonstra o trabalho gigantesco do Codificador, denominado pelo notório astrônomo Camille Flamarion como o "bom senso encarnado".
Seguindo essa linha de pensamento, não desviando do caminho da lógica, nosso irmão e companheiro J. RIVERA, estará, nesta data, propondo uma analise dos princípios basilares do Espiritismo! Venha participar! Contamos com sua presença! Muita paz!

Nenhum comentário: