sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Reunião Pública/Passes - sábado, 20 nov., 18 horas.

O MEDO E A SERENIDADE - O que vem a ser o medo? Por que sentimos medo? Como superar o medo? Em geral, o medo é causado pelo desconhecido, pela ignorância. E são inúmeros: medo da dor, de envelhecer, de morrer, da solidão, de multidões, de altura, de ser assaltado, etc., etc. Assim, diversos estudiosos, em geral, têm buscado uma explicação para este fenômeno tão comum ao ser humano.
Para Aristóteles “o medo é uma dor ou agitação produzida pela perspectiva de um mal futuro que seja capaz de produzir morte ou dor”. Observa Aristóteles, que não se temem todos os males, mas só os que podem trazer grandes dores e destruições, e mesmos estes só no caso de não serem demasiadamente longínquos, mas parecerem próximos e iminentes. Assim, os homens não temem as coisas muito afastadas: todos sabem que devem morrer mas, enquanto a morte não se avizinha, não se preocupam com ela. Já Santo Agostinho frisa o caráter ativo (a vontade), como responsável pelas emoções: “O que é o medo senão a vontade que rejeita coisas não desejadas?
Em Descartes encontramos que o medo “é o contrário da ousadia; um frio na alma que paralisa o corpo. Perturbação e espanto da alma que lhe subtrai o poder de resistir aos males que ela pensa estarem próximos”.
Outras considerações serão esclareceidas pelo companheiro PARAGUASSÚ NUNES, durante esta Reunião. Se este assunto lhe interessa, venha participar! Até lá e muita paz!

Nenhum comentário: