
VIVÊNCIA ESPÍRITA - A médium, escritora e expositora espírita THEREZINHA OLIVEIRA, estará conosco, em apresentação por DVD, trazendo-nos muitos esclarecimentos em torno desse tema.
Como sabemos, os princípios fundamentais do Espiritismo são as idéias, as proposições que constituem a sua base, que lhe dão suas características, seu arcabouço, sua sustentação. São suas "concepções estruturais básicas".
Coerência significa "ligação, harmonia, meio entre dois fatos, entre duas idéias".
O espírita deve ter como meta, coerência, no seu viver, com os princípios básicos da doutrina que abraça. Para isso, é preciso conhecê-los bem, através de estudo perseverante, incorporando-os no seu sentir, pensar e agir.
Há que existir uma ligação, uma harmonia entre as proposições aceitas e as ações da pessoa.
A maneira habitual como agimos nas diferentes situações e nos diferentes acontecimentos e reagimos a eles, demonstra o que realmente somos, nossas qualidades, nossos defeitos, nossas fraquezas. Se estivermos atentos às nossas ações e reações, se não for possível antes ou durante, mesmo após, analisando-as com vontade de perceber a verdade, poderemos nos conhecer muito melhor. E, quando assim fazemos, surpreendemo-nos como muitas e muitas vezes agimos incoerentemente com o que nossa razão aceita.
É a nossa luta, no estágio evolutivo em que estamos, entre o ideal almejado e a nossa realidade atual.
O apóstolo Paulo, na sua epístola aos romanos, descreveu bem essa situação: "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço" e "Acho então esta lei em min: quando quero fazer o bem, o mal está comigo". 7:19 e 21
Não percam mais este encontro! Até lá e muita paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário