segunda-feira, 3 de junho de 2013

Reunião Pública/Passes - 4ª feira, 05 jun., 14 horas.

VÍCIO; DO CORPO OU DA ALMA? - Nossa confreira EUNICE DE PAULA irá discorrer, nesta data, sobre a questão de nossas viciações.
A revista “VEJA”, edição de nº 2009, de 23 de maio de 2007, traz uma reportagem sobre os vícios relacionados ao cigarro, álcool e as denominadas drogas ilícitas. Segundo essa reportagem, as substâncias que causam o vício seguem uma escala decrescente de gravidade baseada em danos ao organismo, a capacidade de induzir dependência e o impacto na vida social. A mais danosa é a heroína, depois a cocaína, sucedendo-se os barbitúricos, álcool, benzodiazepínicos, anfetaminas, nicotina, maconha, LSD e, finalmente, o Ectasy.

O trecho que gostaríamos de destacar da reportagem é o seguinte: “Um enorme salto na busca pelo tratamento da dependência foi dado a partir do momento em que o vício deixou de ser visto como uma doença da alma (destacamos) – uma fraqueza de caráter que impinge a suas vítimas comportamentos autodestrutivos – e começou a ser encarado como um distúrbio cerebral. Explica-se, assim, por que a luta contra o vício costuma ser marcada por recaídas e fracassos.”
E aí; será isso alguma justificativa assim como o Espírito é forte, mas a carne é fraca.Mas lembre-se da questão colocada por Kardec, em O Livro dos Espíritos; “O homem poderia sempre vencer suas más tendências pelos seus esforços?” “Sim, e, algumas vezes, por fracos esforços. É a vontade que lhe falta. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!” – L.E. questão 909.
Se você

quer, decididamente, saber quem e forte ou fraco nessa história, venha participar de mais este encontro. Vamos lhe esperar! Muita paz!

Nenhum comentário: