terça-feira, 24 de setembro de 2013

Reunião Pública/Passes - 4ª feira, 25 set., 14 horas.

RELIGIOSIDADE - Nosso companheiro BARRETO (São Paulo) estará nos brindando com sua fala para trazer-nos esclarecimentos, à luz da doutrina espírita, sobre o tema em questão. Como sabemos, há uma sutil diferença entre religiosidade e religião. Religiosidade é a disposição para os sentimentos religiosos. Tanto que a chamada religião natural é a que se funda unicamente nas inspirações do coração e da razão. É algo interior no indivíduo: brota do seu âmago. É imaterial. Está no espírito. 
A religião, numa de suas acepções, é o culto prestado à divindade pelo homem, que assim manifesta seus deveres para com Deus. Nesse sentido, a disposição para o sentimento religioso, colocada em ação, representa sua religião. 
Noutra acepção, religião consiste em doutrina ou sistema religioso que, na prática, conduz o sentimento religioso do seu adepto e, neste sentido, muitas vezes de maneira equivocada. 
Se a disposição para os sentimentos religiosos evolui, uma vez que os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado (Ev. XI - 8), a religião também é susceptível de progresso. 
A meta maior dos sentimentos religiosos, no cotidiano cristão, é a fraternidade.
Não percam! Até lá e muita paz!

Nenhum comentário: