terça-feira, 28 de abril de 2015

Reunião Pública/Passes - 4ª feira, 29 abr., 14 horas.

PERFEIÇÃO MORAL - Nossa confreira MARINEZ estará conosco alertando-nos que nesses dias tumultuosos que respiramos, parece utopia querer falar em perfeição moral. Mas, dentro do conceito da evolução contínua dos seres, vimos a humanidade vencer tantas mazelas e nos perguntamos: será que um dia conquistaremos a perfeição moral e, por consequência, uma sociedade justa e humanitária?
Consideremos, primeiramente, a imprescindível conscientização do indivíduo que se percebe como um ser imortal, perfectível e que sabe o que está fazendo aqui. Portanto, para o processo de renovação é fundamental o autoconhecimento, algo já instigado pelos antigos; conhece-te a ti mesmo. Sem esses parâmetros qualquer tentativa de entendimento fica praticamente
Que conduta ter? Como agir? Quais os propósitos e pensamentos que contribuem para o aperfeiçoamento individual?
Allan Kardec aprofunda essas questões abordando os Espíritos sobre o aspecto de virtudes e vícios. O principal sinal de imperfeição é o interesse pessoal e o egoísmo o pior dos vícios, ou seja, é quando o indivíduo se coloca sempre em primeiro lugar e em detrimento dos outros. Alguns até dão os primeiros passos em direção a ações éticas e de bem comum, desde que não afetem os seus interesses particulares nem seus apegos materiais. Quando o egoísmo fala mais alto que o dever e a consciência, é porque a estruturação do Eu, da individualidade, ainda está muito forte no ser: eu sou o melhor, tudo para mim!
Não percam! Venham participar de mais este encontro!

Nenhum comentário: