
Assim, como Filosofia entendemos a teoria geral a respeito dos seres, dos princípios e das causas. Enquanto a Ciência por seu turno quer saber como se dão os fatos, por que se dão e quais as suas decorrências, a Filosofia questiona por que as coisas são como são e não de outro modo. A especulação filosófica difere, portanto, da científica em seu posicionamento, em suas ambições. As formulações relacionadas às coisas divinas, como a evidência de existir um Criador, um Gestor Supremo e de sua presença permanente em nossas vidas constitui já então a Teologia.
A parte da Filosofia que compreende os problemas de conduta e da moral chama-se Ética. Por Moral se entende o estudo da conduta e da prática dos costumes; e essa prática tem um sentido, que é o do respeito de cada um a si mesmo e aos outros. Há toda uma ciência em seu exercício. Há momentos em que é um tanto difícil afirmar onde ficam as fronteiras dessas áreas. Muitas vezes se fazem especulações a respeito dessa questão. Não é bem esse o nosso propósito.
E se você quer conhecer mais sobre este tema, então não deixe de comparecer a esta Reunião onde nossa companheira RUTH irá trazer-nos muito mais esclarecimentos! Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário