quinta-feira, 24 de julho de 2008

Reunião Pública/Passes, sábado, 18h, 26/07/08.

DEUS É FIEL - Faz algum tempo que lemos em um adesivo fixado num automóvel a expressão "Deus é fiel". A princípio, diante da perplexidade que experimentamos após a observação inicial, a estupefação levou-nos à busca do sentido real da expressão, não sem antes constatar de que o adesivo teria sido comercializado através de uma religião evangélica, porque, ao transitarmos em uma rua, vimos um exemplar do mesmo na vitrine de uma loja de produtos evangélicos.
Ampliando a pesquisa, chegamos à fonte "religiosa" da frase. Está ela contida em Jeremias; 1:12.
Vejamos os conceitos: fidelidade. Característica ou atributo daquele que é fiel. Fiel, o que dá mostras de lealdade e, por isto, não contraria a confiança depositada. Leal e devotado. Tais os considerandos colhidos do exame do léxico, especificamente o Dicionário Houaiss.
Eis as diretrizes básicas. De pronto, a análise lógica da sentença cunhada pelos irmãos evangélicos, denota certa impropriedade na utilização do sujeito. Deus não pode ser fiel. Fiéis são os homens, desde que estejam estes sujeitos ao cumprimento de princípios, fundamentos, pressupostos contidos na organização de determinada agremiação ou filosofia religiosa.
Será sobre este aspécto que nossa confreira Gil Fernandes, do CEIJ de Santos, estará apresentando sua exposição neste sábado, às18 horas. Até lá e muita paz!

Nenhum comentário: