sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Reunião Pública/Passes - sábado, 08 nov., 18h.

ALCOOLISMO E CONSEQUÊNCIAS - A questão da ingestão de alcoólicos é uma preocupação antiga . No Evangelho de Lucas lemos que “Ele [João Batista] será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte.”
O alcoolismo é um dos mais sérios problemas médico-sociais do mundo contemporâneo. Os especialistas se esforçam em buscar as matrizes cáusicas da questão , e dentre muitos outros fatores, destacam a gigantesca influência da propaganda bem produzida, veiculadas pela mídia, especialmente na televisão. As mensagens são fortíssimos apelos para a ingestão da bebida, que ficam impregnadas no subconsciente de telespectador desatento aos preceitos do equilíbrio.


Lembra Victor Hugo “no estado de alcoolismo faz-se muito difícil a recomposição do paciente, dele exigindo um esforço muito grande para a recuperação da sanidade. A obsessão, através do alcoolismo, é mais generalizada do que parece. Num contexto social permissivo, o vício da ingestão de alcoólicos torna-se expressão de "status", atestando a decadência de um período histórico que passa lento e doído.”
Sobre este assunto, nosso confrade J. Rivera,estará trazendo maiores esclarecimentos sobre este problema tão sério em nossos dias. Não percam!

Nenhum comentário: