quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Reunião Pública/Passes - 5ª feira, 14 ago., 20 horas.


OS CONDICIONAMENTOS SOCIAIS E CAUSA ATUAL DAS AFLIÇÕES - Os impulsos e lutas que induzem o indivíduo à perda da individualidade, escravizando-o aos padrões de conveniência vigente, são relevantes como desencadeadores de sofrimento. Joanna de Ângelis.
Nossa companheira CARMEN CÍNTIA estará conosco explicando que o homem é, em parte, fruto do meio social em que vive. Fenômenos como a massificação, que homogeneízam hábitos e atitudes, existem e são estudados por especialistas. Esta consideração tem seus fundamentos. E para tanto merece considerações mais aprofundadas. Nós espíritas estamos acostumados a algumas discussões, pouco comuns em outros meios, qual seja - existiria verdadeiramente o livre-arbítrio, a livre vontade ou estamos sujeitos a alguma espécie de determinismo, de fatalidade? E ainda - até que ponto estamos sujeitos às influências do meio em que vivemos? Na questão 120 e seguintes de O Livro dos Espíritos, é respondido a Kardec que, em resumo:
• Nós, espíritos imortais, somos criados simples e ignorantes;
• Passamos todos pela “fieira da ignorância”;
• Podemos, em nossos exercícios no longo aprendizado da vida, inclinarmos para o bem ou para o mal;
• Quando praticamos o mal, o fazemos “por vontade própria”;
• A vontade própria ou o livre-arbítrio desenvolve-se conforme a tomada de consciência de nós mesmos;
• Podemos ceder às influências que estão fora de nós, por conta de nossas livres escolhas;
• Os espíritos imperfeitos, na condição de agentes de influência do mal, podem nos fazer sucumbir.
Assim, se você quer conhecer mais um pouco sobre essa questão tão importante em nossa vida, não deixe de comparecer a mais este encontro! Até lá e muita paz!

Nenhum comentário: