sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Reunião Pública/Passes - sábado, 16 ago., 18 horas.

ESPELHO VIVO - "Não julgueis para que não sejais julgados." Mateus 7: 1. 
Em mais este encontro, nossa companheira VERA LÚCIA estará nos esclarecendo, à luz da doutrina espírita, que a visão que o homem tem das pessoas e das circunstâncias ou situações que o cercam é muito restrita.
Muitas vezes o que costuma ver é apenas reflexo daquilo que vai em seu interior. Projeta-se no outro, em situações ou posicionamentos cuja gênese está exatamente dentro de si.
Em geral, as coisas que são desagradáveis na conduta alheia são uma sombra do que se tenta esconder de si mesmo. É comum observar quanto o homem se especializa nas projeções mentais consciente ou inconscientemente. Como mecanismo de fuga, utiliza-se do desculpismo e cria uma imagem de tudo aquilo que o incomoda em si mesmo, imputando ao outro os erros ou os incômodos que não teve a coragem de debelar.
Essa atitude anômala funciona como um mecanismo de defesa contra as próprias tendências instintivas e os comportamentos que a consciência reprova. O medo de enfrentar-se, a fuga da realidade interior e o sentimento de culpa fazem com que se procure no outro aquilo que incomoda em si próprio.
De maneira geral, esses incômodos que se observam na conduta alheia, as dificuldades encontradas na visão que se tem do outro, são apenas projeções da consciência culpada, que não encontra força e coragem para mirar-se. Procurar defeitos nos outros é verdadeiramente uma anomalia da alma, que merece ação imediata, a fim de se reverem modificarem os impulsos do ser.
A necessidade do homem contemporâneo é a de conhecer-se mais profundamente. É urgente que refaça a sua visão da vida.
Venha participar de mais este encontro e saber mais sobre este importante assunto! Até lá e muita paz!

Nenhum comentário: