
O que é o Bem? É aquilo que enseja as condições ideais ao equilíbrio, à manutenção, ao aprimoramento, ao progresso de uma pessoa ou de uma coletividade. É o conjunto de princípios fundamentais propícios ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento moral, quer dos indivíduos, quer da comunidade. É o conjunto de fatores adequados a colocar e manter cada indivíduo no ápice de sua realização pessoal. Aquilo que traz alívio, vantagens, bem-estar, cuja posse ou processo (física ou espiritual) julga a coletividade ser conveniente à manutenção e ao progresso do homem. (Definição dada pelo Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa) O que é o Mal?
O que é prejudicial ou fere; o que concorre para o dano ou a ruína de alguém ou de algo; o que é nocivo para a felicidade ou o bem-estar físico ou moral. Atitude má, consequência, efeito nocivo, desastroso. O que acarreta destruição ou dano; estrago, prejuízo, calamidade, desgraça, infortúnio, doença, enfermidade, pesar, aflição, mágoa, sofrimento, defeito, imperfeição. (Definição dada pelo Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa)
A moral é a regra de bem proceder, isto é, distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da Lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a Lei de Deus. (O Livro dos Espíritos, questão: 629)
Sendo Deus o princípio de todas as coisas e sendo todo sabedoria, todo bondade, todo justiça, tudo o que dele procede há de participar dos seus atributos, porquanto o que é infinitamente sábio, justo e bom nada pode produzir que seja inint (A Gênese, Capítulo: 03 – O Bem e o Mal, item: 01)
eligente, mau e injusto. O mal que observamos não pode ter nele a sua origem.
Gostou? Se quer conhecer mais sobre esse tema, não deixe de participar de mais este encontro! Ate lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário